ads

Slider[Style1]

CARNAVAL 2016

TRADIÇÃO NA MÍDIA

ENTREVISTAS

VÍDEOS

Reportagem original publicada pelo O Globo



Será o primeiro carnaval de Raphaela Nascimento no comando da Tradição. Ela é filha do fundador e ex-presidente da escola, Nesio Nascimento - Guilherme Leporace / Agência O Globo


Fundada em 1984 por dissidentes da Portela, a Tradição viveu grandes momentos no Grupo Especial. Porém, no próximo carnaval vai amargar, pelo segundo ano consecutivo, o exílio na Série B, a terceira divisão do carnaval. Mesmo assim, o condor imperial, símbolo da escola, planeja voltar a voar alto.

Para isso, a agremiação azul e branco levará para a Estrada Intendente Magalhães (onde acontecem os desfiles das séries B, C, D e E) o enredo “Clementina, cadê você?”, uma homenagem à sambista Clementina de Jesus, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente.

A escola vem com novidades. Principalmente no comando: Raphaela Nascimento, de 23 anos, assumiu a presidência. Ela é filha de Nesio Nascimento, um dos fundadores e único presidente até então.

— Será meu primeiro carnaval no cargo. Já fui princesa, rainha de bateria e vice-presidente. A atual diretoria é toda jovem, ocupando funções pela primeira vez, chegando com novas ideias. Mas meu pai também começou novo, aos 22 anos. Agora ele se tornou presidente de honra — explica Raphaela.

A presidente pretende honrar o nome do pai.

— Prometi para ele levar a Tradição de volta à Marquês de Sapucaí. Primeiro, vamos para o grupo de acesso. Depois, chegaremos ao Especial. Estou muito animada. Quero dar esse presente ao meu pai — avisa.

O enredo vem sendo elogiado. O diretor de carnaval da Caprichosos, Vitor Hugo Matos, que também ocupa o cargo de diretor geral de harmonia da Tradição, está confiante.

— Apesar desse fardo da Série B, ousamos fazer um enredo digno de Grupo Especial, com um tema maravilhoso. E a safra de sambas tem sido boa (a escolha será no próximo dia 17). Tudo está contribuindo para trilharmos o caminho da volta — avalia o dirigente.

Para Raphaela, o enredo tem tudo para fazer sucesso.

— Clementina de Jesus é um mito da nossa cultura, uma mulher guerreira — enaltece a presidente.

A agremiação tem sua sede exatamente na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, local dos desfiles. No ano passado, a quadra passou por reformas e se transformou em uma moderna casa de show.

— Fizemos uma parceria com os sócios do Barra Music e inauguramos a nova quadra em fevereiro de 2014. Nossa estrutura está à altura das grandes escolas, sendo a única em estilo de casa de shows — conta Raphaela.

A Tradição viveu uma ascensão meteórica, já desfilando na elite do carnaval quatro anos após a sua fundação. Conquistou sua melhor colocação no Grupo Especial, o sexto lugar, em 1994, com o enredo “Passarinho, passarola, quero ver voar!”.

Em 2001, teve grande destaque ao homenagear o apresentador de TV e empresário Silvio Santos, com o samba “Hoje é domingo, é alegria, vamos sorrir e cantar!”. Em 2004, lembrou as próprias raízes ao reeditar o samba da Portela “Contos de areia”, de 1984 (o último título da escola de Madureira). Em 2005, veio o rebaixamento, iniciando um sobe e desce, entre a segunda e a terceira divisões.

Reportagem original publicada pelo O Globo

About Stronger

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Post a Comment


Top